A pergunta

Um projeto de desenvolvimento pode chegar acompanhado de recursos e ainda oferecer aquilo que seus destinatários não escolheram como prioridade. A existência de benefícios previstos não resolve a pergunta sobre quem participou do desenho. Tampouco uma assinatura permite compreender, sozinha, como a decisão foi construída entre as pessoas que deverão viver com suas consequências.

O Protocolo de Consulta e Consentimento Wajãpi, de 2014, foi escrito precisamente para explicar ao poder público como aquele povo deseja ser ouvido. O documento critica a chegada de projetos prontos e descreve o papel das organizações sem lhes entregar decisão solitária sobre as consultas. [F1] É uma fonte produzida pelos próprios interessados, não um retrato composto por quem chegou de fora.

A questão continua concreta para políticas de território, serviços e produção: como consultar sem selecionar apenas a fala que confirma o plano do proponente? No capítulo 10 de Estrutura da Mente Revolucionária, trato a autonomia como limite à imposição externa e também como exigência de que a voz dos integrantes não desapareça atrás da representação.

O protocolo descreve um procedimento

Apina, Apiwata e Awatac apresentam no protocolo Wajãpi funções de informação, organização e diálogo entre aldeias. O texto afirma a prioridade de conservação da terra, da floresta e dos recursos naturais. [F1] Essa finalidade precisa ser preservada quando a fonte é usada: não seria fiel apresentá-la como autorização genérica para qualquer atividade econômica considerada desenvolvimento por um observador.

A importância do documento está também no tempo da decisão. Obter informação e discuti-la não se confunde com responder imediatamente a uma pergunta de um formulário. A participação pode exigir tradução de conceitos, circulação de explicações e retorno a dúvidas. O prazo administrativo do proponente não descreve automaticamente o ritmo necessário para uma deliberação compreensível.

Isso não significa presumir que toda liderança age mal ou que nenhuma representação tenha legitimidade. Grupos precisam de meios para falar e decidir. O problema é descobrir qual mandato foi dado, sobre qual assunto e por qual procedimento. Uma organização pode ter autoridade para encaminhar informações sem receber autorização para encerrar sozinha a escolha.

Também não se deve procurar uma pessoa discordante apenas para proclamá-la a voz autêntica de todos. O desacordo merece lugar e não concede monopólio. Ouvir a diversidade interna exige compreender relações e direitos, em vez de escolher entre uma vontade coletiva imaginariamente uniforme e uma preferência individual que resolveria tudo.

Escolher prioridades também é proteção

A Convenção 169 da OIT, reproduzida no Anexo LXXII do Decreto 10.088/2019, prevê consulta apropriada e de boa-fé e participação na definição de prioridades de desenvolvimento. Seu artigo 8º articula preservação de costumes com direitos fundamentais e direitos humanos. [F2] A proteção coletiva não exige tratar a integridade individual como assunto que deixou de existir.

Essas dimensões podem produzir conflitos difíceis. A autoridade externa pode acreditar que proteger significa conservar uma imagem fixa de um povo. Outra pode julgar que melhorar a vida exige abandonar vínculos. Ambas precisam responder à mesma pergunta: quem escolheu o destino e que espaço restou para os interessados examinarem a proposta?

Por isso, tecnologia e produção não deveriam funcionar como testes automáticos de autenticidade. Uma comunidade não perde necessariamente sua identidade porque comercializa alimentos ou muda um instrumento de trabalho. Também não precisa adotar uma atividade apenas porque ela oferece renda. A avaliação deve alcançar a escolha concreta e suas consequências, não uma fotografia ideal previamente aprovada por terceiros.

A autonomia fica mais exigente quando permite uma resposta que desagrada ao protetor. Defender apenas as decisões com as quais concordamos é manter tutela com linguagem de liberdade. O critério precisa aceitar que um povo escolha preservar um modo de vida ou adotar uma mudança dentro dos direitos e procedimentos pertinentes.

Mapana mostra outro recorte

Uma pesquisa publicada em 2024 na Revista de Antropologia, por Edson Tosta Matarezio Filho e Hermísia Coêlho Pedrosa, examina a Associação de Mulheres Indígenas Ticuna Mapana e o fornecimento de alimentos para alimentação escolar. O estudo descreve produção familiar, obstáculos de acesso e colaboração institucional na trajetória da associação. [F3]

Essa documentação oferece uma experiência específica de ligação entre renda, alimentação e pertencimento. Não demonstra o que todos os Ticuna desejam nem garante que o mesmo desenho funcione para outro povo. Também não autoriza transformar um caso estudado em 2024 em notícia de êxito atual sem acompanhar o que ocorreu depois.

O contraponto entre as fontes é útil porque evita uma escolha artificial. O protocolo Wajãpi não precisa desejar a experiência Mapana para merecer respeito. A experiência Mapana não precisa ser tratada como abandono cultural para ser compreendida. Autonomias diferentes podem conduzir a respostas diferentes diante de políticas públicas.

Quem organiza uma compra, consulta ou programa deve conseguir reconhecer essa diferença. Há exigências legais, administrativas e ambientais a observar; também há conhecimento local que o formulário não produz. A cooperação começa quando as duas dimensões podem modificar o desenho, em lugar de apenas confirmar o que uma delas decidiu antes do encontro.

Para continuar a conversa

Representar é assumir responsabilidade perante quem continua capaz de perguntar. Isso vale para o agente público, o pesquisador e a liderança. O nome de um grupo não deveria tornar desnecessária a investigação do modo como seus integrantes participaram de uma decisão.

Não quero uma proteção que dissolva a comunidade nem uma autonomia que retire a pessoa da conversa. O território, os vínculos e a consciência importam juntos. Os documentos aqui examinados não oferecem uma receita única; ajudam a exigir que cada intervenção comece por conhecer quem terá de habitá-la.